Ainda existem muitos mitos em torno da automação de portarias em condomínios.
A automação de portarias é uma tecnologia que está ganhando espaço nos condomínios, proporcionando uma gestão mais eficiente e segura.
Contudo, muitos síndicos e moradores ainda se deparam com mitos e informações equivocadas que acabam atrasando a implementação dessa solução.
Para esclarecer as dúvidas mais comuns, abordaremos alguns mitos e verdades sobre a automação de portarias e como ela pode beneficiar o condomínio.
1. Mito: A automação substitui completamente os porteiros
Muitos acreditam que a automação de portarias elimina a necessidade de porteiros, mas isso é um mito. A automação pode, sim, reduzir a demanda por funcionários, mas não os elimina completamente.
Na verdade, a automação trabalha em conjunto com a presença humana, oferecendo um controle de acesso mais eficiente e seguro.
Com a automação, os porteiros podem focar em tarefas mais complexas e críticas, enquanto os sistemas automatizados cuidam de processos rotineiros, como o registro de visitantes e a liberação de acessos.
2. Mito: Sistemas automatizados são caros demais
Outro mito que desestimula a automação em muitos condomínios é a ideia de que os sistemas automatizados são extremamente caros. Embora o investimento inicial possa parecer alto, a longo prazo, os benefícios financeiros são consideráveis. A redução de custos com mão de obra, manutenção e melhorias na segurança fazem com que a automação seja um ótimo investimento.
Além disso, a automação de portarias pode ser integrada a um aplicativo de gestão, que permite o acompanhamento em tempo real de acessos e outras atividades no condomínio. Isso proporciona uma gestão mais eficiente, com a possibilidade de criar relatórios detalhados e organizar melhor os recursos financeiros.
3. Mito: A automação compromete a segurança
Há um temor de que a automação possa comprometer a segurança do condomínio, mas esse é outro mito. Na verdade, os sistemas de automação utilizam tecnologias avançadas, como reconhecimento facial e biometria, que oferecem um nível de controle de acesso superior ao realizado por humanos. A possibilidade de erros ou falhas é muito menor com a automação.
Além disso, sistemas de automação modernos registram todas as entradas e saídas, garantindo um histórico completo que pode ser consultado a qualquer momento. A integração com um aplicativo para condomínio permite que o síndico monitore tudo em tempo real, aumentando ainda mais o controle e a segurança do condomínio.
4. Mito: A automação afeta a convivência entre os moradores
Há quem pense que a automação, por reduzir o contato humano na portaria, possa prejudicar a boa convivência entre os moradores. No entanto, a automação pode até melhorar o ambiente de convivência ao reduzir erros e conflitos relacionados ao controle de visitantes e prestadores de serviço.
A comunicação entre os moradores e a administração pode ser facilitada com a utilização de um aplicativo para condomínio, que integra a automação ao gerenciamento de áreas comuns, visitantes e solicitações. Isso promove uma boa convivência e organização, além de tornar a gestão mais ágil e transparente.
A automação de portarias é uma tendência inevitável para condomínios que buscam melhorar sua administração condominial e a segurança. Com a integração a um aplicativo de gestão, essa tecnologia ainda favorece a boa convivência entre os moradores, simplificando processos e garantindo mais praticidade no dia a dia.
Tudo isso e muito mais, você pode conferir baixando o aplicativo Seu Condomínio! Disponível para Android e IOS, Seu Condomínio é o app ideal não apenas para moradores, como também síndicos e funcionários do condomínio.
Baixe o app e conheça os benefícios de se ter o condomínio na palma da mão – além de ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!
Para mais informações, demonstrações ou notícias direcionadas, acesse o site dos nossos aplicativos: aplicativoseucondominio.com.br e appseucondominio.com.br